O QUE É MÚSICA DE QUALIDADE (MDQ)?



     Tecnomelody (Tecnobrega) é uma forma de arte que se apropria de samples e loops na construção das batidas para o aprimoramento de um gênero genuinamente do Pará. Começa apartir deste século, com uma enorme referência melodica no chamado Brega Romântico (Ted Max, Alipio Martíns, Ditão e muitos outros) que se atualizou e processou para uma estética própria e envolvente, com várias características como: bpm (batidas por minuto) bem acelerado, interferências na velocidade da voz, uma típica música eletrônica, com contribuição do Trance evidente nas batidas (gênero é caracterizado pelo tempo entre 130 e 160 bpm, oriundo do Tecno e do House, surgido na Alemanha na decada de 90), com um volumes altos perto de 100 decibés (um capítulo a parte que em breve falaremos)
Imitado por vários grupos Brasil afora (inclusive alguns se dizendo criadores e donos desta expressão), alguns autores falam que existe alguma celula do carimbó, sinceramente não consigo identificar, mas do que importa? Já que ele é um grande sucesso!
Tenho visto pessoas falarem com muito preconceito, parece que a música “BOA” é aquela que já passou ou foi feita no passado (com aquele maxima muito duvidosa: antigamente era melhor!) Incrível como o processo se repete, os samples para algumas pessoas é algo destruidor, assim como as distorções na guitarra quando surgiram causaram um grande frisson, já na Idade Media determinadas combinações de notas musicais eram consideradas diabólicas que hoje em dia faz parte música do mundo.
O fato é que tudo novo que surge gera uma certa rejeição, acho que tem pessoas que podem até não gostar do Tecnomelody, tudo bem, mas também não podemos dizer que é assado ou cozido, cada um entende a função da música de forma diferente, os Povos Originais entendem como ritual, os MPBzeiros adoram a combinação das dissonâncias com melodias menos repetitivas, outros gostam do carimbó em sua forma orgânica, o pessoal do forró, funk carioca, tecnomelody preferem músicas com refrões fortes que se repetem e geralmente servem para dançar ou se expressar com algum símbolo, que caracteriza-se com signo de sua tribo (no tecnomelody é chamado de galera), tem pessoas que curtem todas os gêneros de acordo com sue estado de espírito.
Daí a pergunta que não quer calar! O que é música de qualidade afinal? Acho que é aquela que voce gosta, contudo para a maioria dos jamaicanos é Reggae com suas harmonias óbvias e um groove de baixo presente, para outros a Bossa Nova com harmonias sofisticada, quem sabe o Jazz cheio de armadilhas harmonicas, o samba com seu swing evidente, e quem falou que o sotaque da guitarrada com seus acordes sequenciais e sua melodia apimentada não teria qualidade? Quem sabe a qualificação pode estar deiretamente ligada ao som, ou a afinação, no entanto quantos comas estabeleu-se que é desafinação, para estabelecer que esta ou aquela música é ruim, boa ou desqualificada?
Na músicalidade, a tristeza, melancolia, quadrado, pobre, não quer dizer inferior, ou melhor! Contudo existem textos que nos deixa intrigados, que beira a apologia tanto as drogas, pedofilia e etc, porem são limiares complexos que os compositores do gênero tem obrigação de estarem atentos.
Tenhamos a coragem para debater mais sobre o tema, e deixar o preconceito de lado e tratar os músicos deste gênero com o respeito que merecem, quem não gosta tem que ser respeitado também, mas fato é que o Tecnomelody poderá ser utilizado como instrumentos de transformação social, já que ele atinge a população, principalmente, as mais carentes. Compositores mão na massa! Por isso que esta discussão sobre MÚSICA DE QUALIDADE (MDQ) já começa errado, pois não é um acorde complexo isolado que vai qualificar mais uma melodia, portanto ninguém sistematizou, e por sua vez nem normatizou, o que é de fato é MDQ?

Pedro Callado
Belém/março 2011
  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM AO COMPOSITOR PEDRINHO CALLADO