LINKS, HISTÓRICO, RELEASE PEDRINHO CALLADO


BIOGRAFIA

PEDRINHO CALLADO

Pedrinho Callado compositor, arranjador, músico, produtor musical e ativista cultural, amazônico, paraense, nascido em Belém do Pará, estudou música  na UFPA e frequentou cursos e workshop’s de Yan Guest, Maestro Nelson Freire, Nelson Faria, Delia Fischer. Callado tem uma vivencia musical latente, com inúmeras influências culturais e vários gêneros, mas sempre preocupou-se com a qualidade tanto da composição como dos arranjos, porém não possui rótulos e nem classifica seu trabalho.

FESTIVAIS DE MÚSICA

No ano de 1988, em sua primeira inserção ficou em primeiro lugar no festival do colégio Moderno em Belém/PA. No decorrer das décadas de 1990 e 2000 Foi premiado nos festivais mais importantes do Pará, e ainda  Bienal de Música de Belém, Festival de Música dos Servidores do Estado do Pará (SERVFEST), Fecam-Marabá-PA, Festival de Ourém, Festival de Carimbó de Marapanim-PA e foi primeiro lugar em no Festival de Música de Santarém Novo/PA, entre outras dezenas de prêmios Brasil afora como os primeiros lugares em São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo, Pernambuco, Maranhão, Amazonas e Goiás e ainda Representou o Estado da Bahia no Festival da Rede Globo-Nordeste.
                                                     
ETNOMÚSICA

         Em 2004 nasce o primeiro cd de Pedrinho Callado por meio da Bolsa de Criação Artística do IAP/PA, com a qual o músico foi contemplado surgindo o projeto “Etnomúsica”, que também intitula o CD resultante da pesquisa artística. Etnomúsica se refere à música que é resultado do encontro da cultura afro-indígena sob influência dos colonizadores portugueses. No CD, Pedrinho fez um registro das músicas de domínio público e das suas composições (letra e música), ainda traz ainda um encarte com todo o referencial teórico, o que será também uma importante fonte de pesquisa.
No repertório estão músicas como “Sábios” (lundu), de Pedrinho Callado e Dand M; “Retumbão do Verequete” (retumbão), de Verequete; “Marambiré” (marambiré), de Beto Paixão; “Siriá” (siriá), domínio público; “Promessa do boi” (boi bumbá), de Pedrinho Callado; “Çairé” (çairé), domínio público e outras composições do músico e outros paceiros.

COMPOSITOR

Possui dezenas de composições gravadas por muitos outros cantores como: Lucinnha Bastos, Simone Almeida, Gonzaga Blantez (AM), Pepysho Neto (PB), Alba Maria, Eleny Galvan (MG), Olivar Barreto, Jacely Duarte, Dayse Addario, Ivânia Catarina (MG), Lucio Mouzinho, Nazaré Pereira,  Marcelo Dias (AP), Renato Lu, Karina Ninni (SP), Banda Normandia (RO), Negro de Nós (AP) em seu cd ETNOMÚSICA tem Marco André, Vital Lima, Any Lima e Lula Barbosa(SP), Eudes Fraga, Mestre Verequete, Mestre Curica e Zé Miguel (AP).

HUM-HUM!...

CD lançado em 2009, centrado no carimbó e talvez isto explique o fato de ser um disco bastante percussivo. Além da música "carimbozinho" que abre o disco e apresenta um discurso incidental sobre a origem do carimbo, a segunda música "De Banjo na Mão" cita o Mestre Lucindo e a sua influência sobre a musica de Pedrinho, depois vem o belo canto "Ponto de Mariana" até chegar na "Ilha de Marajó" do Mestre Verequete.Pedrinho, além de compositor é também um ótimo letrista, apesar da música que dá título ao CD "Hum-Hum!..." ser uma parceria com o poeta Juracy Siqueira. O disco também tem as participações importantes de Lula Barbosa, Eudes Fraga e Mestre Curica.

TOQUE DE MESTRE (filme/documentário)

Idealizado e baseaso na pesquisa de Pedrinho Callado, o Projeto Toque de Mestre, produzido pela Central de Produção, é um filme/documentário que surgiu da observação de que os grupos de carimbó da região do Salgado tinham pouco ou nenhum registro fonográfico e audiovisual. Apaixonado pelo carimbó, Pedrinho Callado escreveu este projeto que fez a gravação 1 CD com 20 faixas, sendo 1 faixa por grupo registrando assim 20 grupos de carimbó desta região. Callado ainda direção musical do projeto do Filme e cd TOQUE DE MESTRE em 2010.

ARRANJOS E PRODUÇÕES:

Participou como arranjador dos Cd’s: 60 anos do Banco da Amazônia, Made in Pará, BASA-Quinta Cultural, Canto Pela Terra (MST) e dos cantores: Felipe Cordeiro,  Mário Mouzinho, Nazaré Pereira, Fabrício dos Anjos, Karina Ninni, Lucinha Bastos com José Maria Villar,  Edson Abreu, Anny Lima, Silvia Tavares, Zé Valdir, Álvaro Kamara, Ivan Cardoso, Lucio Mouzinho,

SHOWS E APRESENTAÇÕES

Seu primeiro show foi no final da década de 80 em Belém do Pará, no decorrer de sua carreira apresentou-se ao lado de nomes como Pedrinho Cavallero, Manoel Cordeiro, Ziza Padilha, Adilson Alcântara, Zé Miguel, Amadeu Cavalcante, Ivan Cardoso, Simone Almeida, Lucio Mouzinho, Nazaré Pereira, tocou no mesmo palco que grandes nomes com Lula Barbosa, Natan Marques, Xangai, Emilio Santiago, Luis Ayrão, Angela Rô Rô.

TRILHAS SONORAS

Elaborou várias trilhas para cinema como: Arvore da Benção com participação da premiada atriz Dira Paes, produzido por Eliane Ferreira; Sou Teu Maninha curta gravado na Ilha do Marajó (MINC), Cartas da Irmã Doroth (com o ator Wagner Moura e Padre Fabio de Melo), Cabelo Seco com Milton Rocha, Além da Idealização e direção musical do projeto do Filme e cd TOQUE DE MESTRE em 2010 onde fez a pesquisa e produção. Além de TRILHAS PUBLICITÁRIAS: Trabalhos para campanhas politicas, além jingles para Radio Cultura, prefeituras e diversos outras produções.

Links de vídeos, músicas e fotos.

LINKS:
Filme documentário
Show no Pier (vídeo)
Blog, tem opções de donwload (dois cds e o filme)
2 músicas novas
Baixar meu primeiro cd ETNOMUSICA 2004
Baixar meu cd HUM-HUM! 2009/2009



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM AO COMPOSITOR PEDRINHO CALLADO

Revista: BALDE CULTURA&CENA Edição 01