TOQUE DE MESTRE -CARIMBÓ documentário e cd coletânea


Projeto idealização, pesquisa e direção musical de PEDRINHO CALLADO.
TOQUE DE MESTRE-CARIMBÓ

O carimbó relaciona-se diretamente com a história de vida dos seus tocadores, ou seja, os caboclos da Amazônia (em geral pescadores e agricultores). O projeto TOQUE DE MESTRE tenta contar um pouco da mistura destes ritmos que povoam seus cotidianos. Os toques são como as imagens que nos projetam uma música que, ao mesmo tempo, se camufla com a floresta e se confundem com sons diversos que dela ecoam.
A oralidade é muito presente nas criações do gênero. Muitos mestres não têm sua letra documentada, mas sim, gravadas em sua memória, motivo este que levam muitos trocarem trechos, substituí-lo ao longo de sua trajetória. É difícil entender sua origem, mas é muito fácil ser contagiado pelo ritmo de tambores deitados no chão. Encontramos grupos de diversas regiões do Pará, oriundos do Marajó, Nordeste Paraense, Baixo Amazonas e principalmente na região do Salgado que, no geral, são grupos familiares ou compostos por membros da comunidade. Uma característica marcante na literatura desta cultura é a preocupação constante com meio ambiente.
Cabe dizer que o carimbó tem muito mais história do que possamos imaginar. Existem documentos dos jesuítas datados do ano de 1767, outros mais recentes que proíbem as manifestações populares desta característica, por serem vistos como badernas, puro racismo, tendo em vista que este tipo de expressão de identidade era própria dos índios e negros, que na época eram considerados classes fora do contexto aristocrático.
O TOQUE DE MESTRE vem agradecer a Lei Semear e o Governo do Pará através da Secretaria de Estado de Cultura e a empresa OI pela sensibilidade, e principalmente, todo o povo do carimbó pelo reconhecimento da importância do projeto, que na sua primeira versão contemplou os municípios de Marapanim e Curuçá na região do Salgado, e, em um futuro próximo, outros também sejam inseridos, dada sua tamanha contribuição com os saberes e fazeres tradicionais deste estado e da música deste país.

                                                                            Pedrinho Callado.



TOQUE DE MESTRE-CARIMBÓ

O carimbó surge do sentimento de paixão pela terra, seja ela longínqua, da qual o negro foi arrancado, como a que o pé pisa descalço no instante deste pensamento, ou seja, a terra do índio.
Se chamássemos este ritmo de Sons dos Oprimidos seria muito pertinente, pois ele surge do embaralhamento do couro com os sons dos chocalhos, dos rituais dos filhos da floresta como forma de extravasar e esquecer um dia árduo e cruel de trabalho.
Durante séculos o carimbó incorporou alguns elementos europeu, como o banjo que então fora confeccionado de forma artesanal inspirado naqueles observados pelos salões daquela época. Contudo, é desconhecido o local exato onde o carimbó nasceu, só se sabe que surgiu no Pará. Muito se fala que foram os índios Tupinambás que criaram, mas é muito difícil afirmar, pois na cultura indígena amazônica não se tem registro de tambores, logo, se conclui que aparece da mistura, entretanto, são os sons dos tambores que evidenciam a célula fundamental desta, que é a principal matriz da música do Pará.
        
                                                                                     Pedrinho Callado
                                                                                                            Belém, 06 de Janeiro de 2009.


      O carimbo relaciona-se diretamente com a história de vida dos seus tocadores, os caboclos da Amazônia, geralmente pescadores e agricultores. O Projeto Toque de Mestre tenta contar um pouco da mistura destes ritmos que povoam o cotidiano desta gente. A oralidade é muito presente nas criações deste gênero, pois a maioria destes Mestres não sabem ler ou escrever. As letras e melodias estão gravadas na memória, motivo que levam muitos a trocarem trechos das músicas, substituí-los ao longo de sua trajetória de artista. É difícil entender as origens, mas é muito fácil ser contagiado pelo ritmo dos tambores deitados no chão da Amazônia. Os grupos de carimbo podem ser encontrados nas mais diversas regiões do Pará, oriundos da ilha de Marajó, Nordeste Paraense, Baixo Amazonas e principalmente da região do Salgado. No geral são grupos familiares ou membros de comunidades.(Pedrinho Callado)
         Os toques são como imagens nos projetando uma música que, ao mesmo tempo em que camufla-se com a floresta, também confunde-se com os sons diversos que dela ecoam.
As músicas e as imagens que compõe o CD e o DVD foram captadas na região do salgado e traz a melodia e o cotidiano de 18 destes grupos.
Ná Figueredo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM AO COMPOSITOR PEDRINHO CALLADO